Página Inicial

Psicologia Corporal - Análise Bioenergética

O que é a Análise Bioenergética?

A Análise Bioenergética foi criada a partir do trabalho de Wilhelm Reich, psicanalista, aluno de Freud, que depois desenvolveu os princípios da terapia corporal, em 1930. Ele começou a trabalhar diretamente com o corpo, com uma técnica que visava especificamente aprofundar e liberar a respiração, a fim de melhorar e intensificar a experiência emocional.

Tomando por base os trabalhos de Reich, o médico americano Alexander Lowen complementou, acrescentou e modificou as técnicas iniciais, até encontrar seu jeito próprio de trabalhar. Formulou seus próprios constructos teóricos e práticos e denominou sua escola de Análise Bioenergética que, tal qual a Orgonomia de Reich, é também uma escola de grande respeito e destaque.

A Análise Bioenergética combina a atuação sobre os níveis psíquico e somático, partindo da compreensão da personalidade em termos de corpo e energia.

Na idade adulta, as defesas emocionais que foram construídas na infância afetam a relação da pessoa consigo mesma e com os outros, traduzindo-se no caráter. Tal caráter está igualmente ancorado na mente e no corpo.

Nesta abordagem a história e as defesas serão compreendidas com a ajuda de um psicoterapeuta, ao mesmo tempo em que as emoções a elas associadas serão mais uma vez experimentadas a fim de que a restrição à sua expressão seja elaborada. Partindo-se do conteúdo verbal trazido pelo paciente à psicoterapia, chega-se ao trabalho com o corpo, que, junto à respiração, ao movimento, aos padrões de tensão, contam uma história. O trabalho corporal e a análise verbal alternam-se na psicoterapia de base Bioenergética.

A proposta é promover o reencontro entre o indivíduo, seu corpo e sua história unir a expressão do corpo e do caráter psíquico, propondo um resgate da história pessoal do paciente, levando-o a compreender a função de sobrevivência de seus bloqueios e padrões de comportamento, numa viagem ao inconsciente ancorado no corpo, na energia e na personalidade, ao mesmo tempo em que busca progressão, integração e crescimento com prazer e satisfação.

A psicoterapia corporal em analise bioenergética é baseada no conceito de saúde vibrante, respiração, carga e descarga de energia, movimento livre e espontâneo. Compreende a personalidade, a qualidade dos relacionamentos, os processos de pensamento e a sexualidade, em função da energia presente no corpo. O ponto de partida é o trabalho corporal, buscando a integração entre corpo, mente e espírito.

Os padrões corporais cronicamente rígidos, juntamente com as representações mentais, crenças e valores que sustentam esses padrões, constituem a estrutura de caráter, que influencia a auto-percepção física, a auto-estima, a auto-imagem e o intercâmbio com o ambiente.

O indivíduo é visto como uma unidade psicossomática. O que afeta a mente afeta o corpo, e o que afeta o corpo afeta a mente. As defesas psicológicas usadas para lidar com a dor e o estresse, tais como racionalizações, negação e supressões também estão ancoradas no corpo. E aparecem como padrões musculares que inibem a expressão. Esses padrões tornam-se inconscientes e passam a fazer parte da própria identidade da pessoa, impedindo que ela consiga se modificar, mesmo que entenda a natureza do problema. A leitura corporal se baseia na observação da energia, intensidade, fluxo ou bloqueios, autocontrole, auto-conhecimento, contato com a realidade interna, emocional, e a realidade externa, o mundo.

O objetivo da terapia é uma pessoa cheia de vida, capaz de vivenciar e expressar, adequadamente, prazeres e dores, alegrias e tristezas, raiva, amor e sexualidade. O prazer de ser pleno fundamenta-se no estado vibratório do sistema. A atitude vibratória é responsável por ações espontâneas, liberação emocional e funcionamento interno harmônico. Os processos energéticos do corpo determinam o que acontece na mente, da mesma forma que determinam o que acontece no corpo, observando este, se pode trabalhar a liberação das emoções, sentimentos e crenças e ativar as funções necessárias à vida.

Seu corpo é a melhor fonte de informação sobre seu funcionamento mental, emocional e instintivo. É importante aprender a “ouvi-lo”.

KÁTIA EULILIA CLAUDINO

CRP: 13/5447

Psicóloga Clínica Especialista em Psicoterapia Corporal - Análise Bioenergética

Outros Atendimentos

Kati Basti
Aplicação ou estimulação da região lombar.Indicado para dores crônicas ou agudas nas costas, hérnia de disco, ciática, dores e desordens na coluna, dores generalizadas na região lombar e sacral, lombalgia, paralisia dos membros inferiores e contusões provocadas por atividades esportivas na região.
Janu Basti
Aplicação ou estimulação na região dos joelhos. Indicado para dores locais nas articulações, inflamações crônicas, artrite, artrose, joelho que estala.
Florais da Amazônia
A mata em flor é a expressão mais representativa desta força de cura, pois as flores representam a essência, o coração, a anima da planta. Assim, as essências florais atuam tanto no plano físico, através da ação das substâncias nas manifestações físicas da doença, como através da ação das substâncias etéreas sobre os planos sutis do desequilíbrio.
Shirodhara
Shirodhara é uma prática terapêutica ancestral desenvolvida pela medicina Ayurvédica na Índia. A palavra em sânscrito Shirodhara se divide em dois conceitos: Shiro, significando “cabeça” e Dhara que pode ser traduzido como “fluir”. Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.
Udwartana
Tratamento Ayurvédico indicado para perda de peso. É realizado no corpo todo com aplicação de pós de ervas associadas a óleos vegetais específico para seu dosha. Têm o objetivo de mobilizar e eliminar toxinas dos tecidos.
veja mais