Página Inicial

Shiatsu

A origem do Shiatsu

Pouco se sabe sobre os diversos benefícios do Shiatsu para o corpo e a mente. O uso dessa prática remota aos antigos chineses. Teve sua origem na China século X a.C, na Medicina Tadicional Chinesa, mas somente no Japão essa técnica pôde ser desenvolvida na sua plenitude.

Nos tempos antigos na China o médico não era pago para tratar as pessoas doentes, mas sim para mantê-las saudáveis. Os tratamentos eram feitos regularmente para evitar e prevenir as doenças. O sistema de saúde tinha caráter preventivo.

O QUE É O SHIATSU?

O shiatsu consiste em pressionar determinados pontos chamados tsubos que formam linhas ou canais de energia pelo corpo. Esses canais são chamados meridianos e se relacionam com os órgãos internos. A energia vital que flui por esses canais ou meridianos é chamada Ki, em japonês, ou Chi em chinês.

Shiatsu literalmente significa pressão com os dedos: “shi” significa dedos e “atsu” significa pressão ou contato.

O shiatsu tem a finalidade de equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos.

Na Medicina Oriental, a doença é uma estagnação do Ki, um bloqueio no fluxo do Ki, um desequilíbrio na energia da pessoa e uma das formas para restabelecer o fluxo do Ki, é através do shiatsu. Pressionando os pontos do meridiano o órgão irá produzir mais Ki para circular na área com energia estagnada ou com dor.

Benefícios:

- Alivia o estresse e a ansiedade;

- Alivia as dores musculares;

- Diminui a insônia;

- Melhora a circulação sanguínea e linfática;

- Promove o relaxamento e sensação de bem-estar

- Auxilia na autocura do organismo

Características:

- diagnóstico e terapia combinados, pois cada aplicação de pressão nos pontos é um diagóstico do estado físico e energético do paciente, sendo desse modo que o terapeuta localiza disfunções e consegue determinar qual tratamento empregar.

- usando somente as mãos e os dedos, o Shiatsu não exige a assistência de qualquer dispositivo mecânico ou medicamentoso.

- sem efeitos colaterais. O tratamento não é acompanhado por desconforto e desde que sejam avaliados os pontos a serem tratados, a pressão e a duração da aplicação, o Shiatsu não produz qualquer efeito colateral, como dor muscular.

- sem limites de idade. O Shiatsu pode ser recebido por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. No jovem, ele ajuda a fortalecer o corpo, em adultos e pessoas de meia-idade, previne as doenças da idade adulta e o envelhecimento.

- Shiatsu recebido com regularidade ajuda a detectar desequilíbrios físicos e energéticos, e a prevenir o acúmulo de fadiga e a ocorrência da doença.

- O Shiatsu é eficaz porque ele trata o corpo como um todo, e em locais que mostrem sintomas patológicos.

Inicialmente as sessões ocorrem semanalmente, e conforme feedback positivo do paciente as sessões ocorrem quinzenalmente e depois mensalmente, como prevenção da doença e manutenção da saúde.

É bom lembrar que mudança de hábitos como alimentação saudável e práticas de atividade físicas são essenciais para integrar o tratamento e obter melhores resultados.

Contra-indicações:

A contra- indicação deve ser analisada para cada cliente, e dependem da avaliação médica e do terapeuta. De modo geral, não são indicados para:

- doenças contagiosas;

- mulheres grávidas até o 3º mês de gestação;

- pessoas com câncer, osteoporose, varizes, fraturas;

- febre alta imediatamente após cirurgia;

- debilidade física extrema;

- doenças infecciosas da pele.

Outros Atendimentos

Shirodhara
Shirodhara é uma prática terapêutica ancestral desenvolvida pela medicina Ayurvédica na Índia. A palavra em sânscrito Shirodhara se divide em dois conceitos: Shiro, significando “cabeça” e Dhara que pode ser traduzido como “fluir”. Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insônia, irritabilidade, labirintite, fobias e outros de origem neurológica.
Massoterapia Ayurvédica
A massagem Ayurvédica é originária da medicina Indiana denominada Ayurveda. É uma técnica de toques e manobras que favorece a integração, o equilíbrio e o intercâmbio dinâmico entre a mente e o corpo. É um método de tratamento corporal de deslizamentos e alongamentos, auxiliado por óleos vegetais e essências que estimula os músculos e a circulação, libertando as toxinas presas aos músculos e tecidos. Propicia um re-alinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crônicas) no corpo físico, fortalece o sistema imunológico, tem efeitos anti-stress e anti-depressivos. Proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital. É indicado ainda para caso de dores musculares, enxaquecas, dores reumáticas, problemas de coluna, má postura, fortalecimento do sistema imunológico, stress, depressões, etc.
Core Energetics
Udwartana
Tratamento Ayurvédico indicado para perda de peso. É realizado no corpo todo com aplicação de pós de ervas associadas a óleos vegetais específico para seu dosha. Têm o objetivo de mobilizar e eliminar toxinas dos tecidos.
Abhyanga
É uma massagem corporal realizada com óleo medicado e aquecido, com manobra específica e ideal para cada dosha (biotipo), que auxilia na revitalização dos tecidos do corpo facilitando que as toxinas sejam removidas. A abhyanga aumenta a força do tecido, melhora a circulação do sangue, rejuvenesce, ameniza celulite, embeleza a pele, reduz a velhice, conduz ao sono sadio, promove vitalidade, fortalece o sistema imunológico, combate o stress, aumenta a flexibilidade e nutre os tecidos do corpo.
veja mais